quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Trabalho de Marketing e Telemarketing

Olá Galera,

Notícia boa! Não teremos prova....mas sim trabalhos... abaixo vou falar do primeiro trabalho.
Segue abaixo a descrição do trabalho que é o "estudo de caso" juntamente com o "projeto" a serem feitos e entregues num prazo de uma semana contados a partir do anúncio em sala. Gostaria de fazer as seguintes observações:
Estudo de Caso - vocês devem lê-lo e responderem as perguntas que vem logo abaixo do texto
Projeto - fazer os seguintes comentários conforme descrito.
Duvidas - entrem em contato por e-mail ( delleonsilva@ig.com.br )

ESTUDO DE CASO – CRIANDO VALOR PARA SHOPPINGS

Em muitos lugares do mundo, os Shopping Centers enfrentam uma fase ruim por não conseguir atrair novos negócios – lojas desejando alugar espaços – ou os consumidores de que precisam para sobreviver e ter lucros.
Um Shopping que enfrentou esse problema foi o Metthuen Mall em Massachusetts, onde as lojas de departamentos ficaram vazias e as lojas menores mal podiam se manter. Nessas circunstâncias, o proprietário do Shopping, Metlife, decidiu adotar uma abordagem diferente para oferecer valor aos varejistas e consumidores. Metlife alugou para Marvin Getman – Presidentes de uma organização que cria exposições comerciais e promoções – um espeço de 13.940 metros quadrados, que foi chamado de Valley Expo Center.

O Expo Center começou a promover eventos como exposições de barcos, utilidades domésticas, carros de passeio, artigos para noivas, feiras de artesanato e, até mesmo, um bazar. Em vez de ter de viajar para cidades maiores para participar de tais eventos, os residentes das comunidades circunvizinhas poderiam chegar com facilidade ao Shopping, desfrutar o estacionamento grátis, ter fácil acesso à praça de alimentação e descansar. Todos esses fatores criaram valor para as lojas do Shopping, atraindo compradores potenciais.
Esse tipo de atenção ao que os compradores querem e ao que os varejistas precisam foi utilizado em outros Shoppings também. Alguns Atraíram locatários inusitados, como bibliotecas, bancos, centros médicos, museus e centros de atendimento infantil. Outros chegaram, até mesmo, a formar clubes de caminhadas diárias para cidadãos idosos, que desejam se exercitar em um ambiente seguro e controlado e aumentar seu círculo social. O fato de esses Shoppings estarem assumindo características do antes esquecido centro comercial não é acidental: os desenvolvedores de Shopping Centers perceberam que muitos compradores sentem falta da conveniência e do aspecto social de fazer compras sem seu próprio centro comercial municipal. “O verdadeiro ganhador nesse tipo de situação é o consumidor”, diz Mark Schoife, porta-voz do Conselho Internacional de Shopping Centers.

Varejistas e desenvolvedores de Shopping também ganham. Ao adotar a abordagem do valor para o marketing do estabelecimento, criam trocas que se traduzem em lucros.

Fonte: Livro Criando Valor para o cliente (autor Churhill)
Explore mais procurando “Shoppings, Valor” ou “Malls, Value” na internet


Perguntas
1. Você acha que a instalação de um centro de exposições acrescentaria valor a qualquer Shopping Center? Justifique
2. Além dos tipos de eventos mencionados acima que outros você acha que poderiam acrescentar valor ao Shopping?
3. Você gosta de fazer compras em Shopping Center? Por que? As lojas oferecem produtos ou serviços que você deseja ou precisa? Os custos temporais são muito altos (isto é, você tem de se deslocar por uma distância muito grande)? Você obtém algum tipo de benefício pessoal ou experimental ao fazer compras num Shopping Center?

Elaborando um projeto

Para refletir sobre o marketing voltado para o valor, primeiro comece a pensar no que você valoriza. Em sua próxima ida ao supermercado, observe como a loja tenta criar valor para você e anote suas observações. Essas tentativas podem incluir cartazes de boas-vindas na porta, instalação de leitores de barras para ajuda-lo a conferir o preço de determinado produto, oferta de serviços de confeitaria por encomenda, informações sobre reduções de preços etc. Quando você anotar essas iniciativas, anote também sua reação a elas. Você acha que elas acrescentam valor a essa loja ou não? Anote as táticas que criam valor para você e faça recomendações por escrito sobre outras maneiras com que o supermercado, poderia oferecer valor para você como um cliente frequente.

Lembrando que o trabalho deve ser entregue num prazo de uma semana contados a partir do anúncio realizado em sala de aula, ok?

Abraço a todos, duvidas estou a disposição.

Att
Del Leon

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