sexta-feira, 22 de abril de 2011

Resumo da 1º aula de marketing

Olá alunos,
No decorrer de uma breve pesquisa sobre as origens do Marketing, pude constatar que o que propiciou o surgimento do marketing foi uma mudança no pensamento da humanidade . Veja na página 6 da apostila no item 2 (introdução ao marketing). Pois bem, essa mudança abriu as portas para evolução dos produtos e da valorização das marcas no mercado.
Segundo a história de Churchill na pág. 6 item 1, podemos identificar a abrangência do marketing, e através da exposição de determinadas marcas, vimos a reação de vocês que não foram as mesma quando comparados com marca da concorrência. Isso é pode ser denominado de “neoromarketing”.

Então o resultado de marketing está na mente das pessoas!!! Interessante não acha? Bom para que possamos prosseguir com o estudo neste curso devemos entender alguns termos do marketing , que tem um significado especial, tais como: Clientes (Existem dois tipos de clientes veja na pág. 6 da apostila), Necessidades (Condição preexistente do ser humano e das organizações), Desejos (produzido pelo marketing , mas devido a necessidade), Troca (Satisfação de ambos os lados) e mercado (é como espécie de “pizza”, as fatias representam o grupo de clientes que preferem um determinado produto de um marca específica). E como um pedaço de pizza é pouco sempre queremos mais um pedaço, isso não diferente das organizações, chama-se aumentar a fatia de mercado.

E para concluirmos falarei brevemente sobre a “lei de oferta e demanda dos produtos”. Algumas duvidas podem ter assolado suas mentes, num determinado momento tais como: “Porque o preço deste produto aumentou?”, “Porque abaixou?” e “O que faz com que os preços sempre estejam em constante variação, mês a mês?”.
Claro que antes vale apena destacar que existem diversos fatores que podem levar a variação do preço dos produtos, entretanto que mais se vê no mercado é a variação ocasionada pela “lei de oferta de demanda”. Vamos por partes, “ofertar” tem como sinônimo “Oferecer” e “Demandar” tem como sinônimo “procurar”.
O exemplo ministrado em sala de aula tem haver com a produção de carros.
“Vamos supor que eu tenha 10 mil unidades de carros para oferta e 5 mil clientes demandando pelos carros que fabrico. Então teremos 5 unidades de carros em estoque, correto? Bom a minha produção não pode parar, e eu preciso liberar espaço no meu estoque para o armazenamento das novas unidades de carros, o que eu tenho que fazer com o preço dos carros para criar ou estimular a demanda?....acho que você sabem a respostas e ser for o inverso? E se eu tenho 10 mil unidades de carros para oferta que e 15 mil pessoas procurando, o que devo fazer para desestimular a demanda?...tá fácil né.
Lembrem-se de uma coisas caros alunos (as), a produção de uma fábrica, a grosso modo, pode-se considerar estável entretanto a demanda por parte dos clientes é muito instável.

Segue abaixo o link que vai direcionar vocês a um vídeo meio antigo sobre o significado do Marketing, mas muito rico.

O que é o Marketing parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=CbuuY0Eh97g

O que é o marketing parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=ZK8kjqpQMew&feature=related

Abraço a todos,

Att
Del Leon Silva
Professor do módulo de Marketing
Coordenador do curso de Gestão Empresarial, promovido pelo CEPAR (Centro de Ensino Profissionalizante de Angra dos Reis)

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